Skip to main content

iD Bairro SP02
iD Bairro SP.02 - OBSERVATORIO BOM RETIRO

iD Barrio es un proyecto de intervención en zonas urbanas que se desarrolla bajo el planteamiento de largo recorrido. Este proyecto se inició durante octubre de 2010 (iD Bairro SP.01) y en posteriormente inicia una nueva fase en 2011. Se realizó en diferentes barrios en ciudades de Cataluña poniendo en relación la creatividad social, la acción colectiva y las prácticas artísticas. En la ciudad de São Paulo se propuso una red de acción entre las instituciones, la proximidad cultural local y la extra-local.

Entre julio y septiembre de 2011, el Proyecto iD Bairro SP.02 - OBSERVATORIO BOM RETIRO establece un foro de debate, talleres, intervenciones artísticas y una muestra de los resultados del proceso desarrollado través de la experiencia artística colectiva con las instituciones y agentes locales que participan. iD Barrio SP.01 - Taller de proyectos y Seminario Internacional [CCE / SP, octubre de 2010] y de la Residencia de proyectos en Bom Retiro [Ocoa, enero / febrero de 2011]. Estas propuestas dieron lugar a una serie de micro-proyectos y procesos con la intención de dar visibilidad a las cuestiones específicas del territorio como el multiculturalismo, las transformaciones urbanas y sociales.

iD Barrio SP.02 se configura como prácticas performativas del espacio público a través de intervenciones artísticas - realización de recorridos fotográficos, video, intervenciones urbanas y derivas que buscan cartografiar, articular y promover el intercambio multicultural y la participación de la población entorno al patrimonio cultural del barrio Bom Retiro, teniendo como foco las relaciones interculturales y las dinámicas locales.

Entre los participantes destacan: los coletivos EIA Experiência Imersiva Ambiental, Ondas Radiofônicas,. Avoa Núcleo Artístico, Rapadura y los artistas Lilian Amaral, Ramon Parramon, Eduardo Verderame, André Douek, Hermes Renato Hildebrand, Wilson Rodrigues, Marco Biglia, Paula Zacaro, Marcia Bernardes y Victoria Contreras.

iD Bairro SP.02 es un proyecto de IDENSITAT impulsado de manera conjunta entre Ramon Parramon y Lilian Amaral.


Más información: http://idensitat.net/idbairrosp

PROGRAMA
OFICINA DE PROJETOS EM PROCESSO E INTERVENÇÕES URBANAS - mapear, explorar, visualizar e ativar

  • 02/07 – das 10 às 18h - local OCOA / Território
  • 03/07 – das 13 às 17h - local Praça Kantuta
  • 09/07 – das 10 às 18h - local Parque da Luz
  • 10/07 – das 13 às 17h - local Praça Kantuta
  • 16/07 -  das 10 às 18h - local Parque da Luz
  • 23/07 -  das 10 às 18h - local OCOA / Território
  • 30/07 - das 15 às 18h - local OCOA
  • iD Bairro SP#02 - OBSERVATÓRIO BOM RETIRO MOSTRA DE PROCESSOS / PUBLICAÇÃO
  • 30/07 - das 15 às 18h - local OCOA


Núcleo Fórum Informal Multicultural

FÓRUM INFORMAL MULTICULTURAL  - F.I.M.
Proposta de Encontros sobre direitos culturais. Objetiva instaurar um  campo de debates intercultural e a criação de um OBSERVATÓRIO NO BOM RETIRO com participação da coletividade, de coletivos artísticos e instituições baseadas no território, visando ampliar a inserção cultural da comunidade e o diálogo interinstitucional local.

FÓRUM DE DIREITOS CULTURAIS - Victoria Contreras
Proposta de Encontro sobre direitos culturais com o objetivo de instaurar um  campo de debates intercultural e a criação de um OBSERVATÓRIO NO BOM RETIRO.

APÓS O SINAL DEIXE SEU RECADO / ENCONTRO CÊNICO - Marcia Bernardes

Conferência teatral traduzida para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Dispara discussões sobre a cidade de São Paulo e seus usos. Ao final do encontro uma mensagem coletiva é enviada por email à instituição pública correspondente ao assunto levantado e discutido pelos presentes.

Mostra iD Bairro SP#02 Observatório  Bom Retiro | Encontro de coletivos e instituições locais | processos | publicação

Núcleo Corporeidade e Percursos Urbanos

QUAL É O TAMANHO DO SEU MUNDO? - Avoa Núcleo Artístico
Dança coletiva: O projeto procura sensibilizar e mobilizar o Corpo no espaço público e ampliar o sentido do encontro de culturas considerando questões a respeito da imigração, memória, tradição e pluralidade cultural  no Bom Retiro.

FIM DA LINHA -  Coletivo Rapadura [Izabel Rainer e Juliana Gotilla]
Jogo como arte colaborativa: proporcionar uma experiência de troca e integração cultural lúdica entre os habitantes de diversas nacionalidades (Coreanos, Bolivianos e Judeus, entre outros) e usuários do bairro.

Núcleo  Memória e Narrativas Audiovisuais

JORNADA AUDIOVISUAL CARTOGRAFIAS COLABORATIVAS / Bom Retiro - Hermes Renato Hildebrand, Lilian Amaral e André Douek
Workshop-intervenção para elaboração de Narrativas Audiovisuais Coletivas. Convida a população para registrar e criar suas Narrativas Audiovisuais em arquivos de imagens e sons e publicar sua memória nas redes sociais. Estas narrativas irão gerar mostras de fotografias, vídeos e micro-vídeos que serão projetadas em espaços públicos, configutando Cartografias Colaborativas do Bom Retiro..

PEDALADA CULTURAL - Wilson Rodrigues
Integra a JORNADA AUDIOVISUAL CARTOGRAFIAS COLABORATIVAS  do Bom Retiro. Reúne esporte e cultura em uma mesma ação, de forma que percorrer o espaço urbano seja em si uma experiência estética e a fotografia, alem de registro, um documentário do local.

HISTÓRIAS VERDADEIRAS - Marco Biglia
O narrador “cria” e o ouvinte “ficciona”. Através de “histórias verdadeiras”, contadas por moradores do bairro e compartilhadas em diferentes dispositivos, o multiculturalismo se converte em potência num intercâmbio cultural.

VIDEOCARTAS - Eduardo Verderame

Estimular a narrativa afetiva e pessoal, documentada em video e possibilitar o envio deste material para parentes e amigos em lugares distantes.

ANTES/DEPOIS - Eduardo Verderame e Wilson Rodrigues
Projeto fotográfico. A partir de fotos históricas do bairro do Bom Retiro, identificar lugares, situações e pessoas / personagens. Refotografá-los buscando a similaridade com a fotografia original. As fotos devem ser mostradas lado a lado como nas propagandas de revistas ANTES/DEPOIS.

SUA BANDEIRA - Eduardo Verderame
Oficina de colagem / costura para confecção de bandeiras de diversas naturezas. Cada participante será estimulado a desenhar e executar sua própria bandeira, a qual poderá também ser confeccionada com refugos têxteis da região do Bom Retiro.

FRAGMENTOS URBANOS - UMA COSTURA CULTURAL - Coletivo Rapadura [Izabel Rainer e Juliana Gotilla]
Experiência de troca e integração cultural entre os habitantes de diversas nacionalidades (Coreanos, Bolivianos e Judeus, entre outros) e usuários do bairro do Bom Retiro por meio do feitio de uma “colcha/mapa” de fragmentos sentimentais.

Núcleo Dispositivo e Intervenção Urbana

CALDEIRÃO DO OSWALDÃO: mapeamento, articulação e intercâmbio multicultural no Bom Retiro EIA [Floriana Breyer, Van Jesus, Eduardo Verderame] e Ondas Radiofônicas [Marcelo Wasem]
Projeto/dispositivo interdisciplinar utilizado para investigar a diversidade multicultural no Bom Retiro e realizar um mapeamento da economia informal, dos pontos culturais, das diversidades musicais e culinárias através de um dispositivo interativo móvel.

BARRACA- Paula Zacaro

Oficina de construção coletiva de estruturas / redes feitas com resíduos têxteis descartados no Bom Retiro. Visa a participação da coletividade. Durante os finais de semana serão realizadas oficinas/encontros na Oficina Cultural Oswald de Andrade onde as “redes” serão “ produzidas e costuradas“. Neste período as redes serão colocadas em espaços públicos, abrigando outros projetos do iD Bairro, transformando-se em dispositivo da identidade visual para as ações de iD Bairro demarcando presença no território.