iD Barrio es un proyecto de intervención en zonas urbanas que se desarrolla bajo el planteamiento de largo recorrido. Este proyecto se inició durante octubre de 2010 (iD Bairro SP.01) y en posteriormente inicia una nueva fase en 2011. Se realizó en diferentes barrios en ciudades de Cataluña poniendo en relación la creatividad social, la acción colectiva y las prácticas artísticas. En la ciudad de São Paulo se propuso una red de acción entre las instituciones, la proximidad cultural local y la extra-local.
Entre julio y septiembre de 2011, el Proyecto iD Bairro SP.02 - OBSERVATORIO BOM RETIRO establece un foro de debate, talleres, intervenciones artísticas y una muestra de los resultados del proceso desarrollado través de la experiencia artística colectiva con las instituciones y agentes locales que participan. iD Barrio SP.01 - Taller de proyectos y Seminario Internacional [CCE / SP, octubre de 2010] y de la Residencia de proyectos en Bom Retiro [Ocoa, enero / febrero de 2011]. Estas propuestas dieron lugar a una serie de micro-proyectos y procesos con la intención de dar visibilidad a las cuestiones específicas del territorio como el multiculturalismo, las transformaciones urbanas y sociales.
iD Barrio SP.02 se configura como prácticas performativas del espacio público a través de intervenciones artísticas - realización de recorridos fotográficos, video, intervenciones urbanas y derivas que buscan cartografiar, articular y promover el intercambio multicultural y la participación de la población entorno al patrimonio cultural del barrio Bom Retiro, teniendo como foco las relaciones interculturales y las dinámicas locales.
Entre los participantes destacan: los coletivos EIA Experiência Imersiva Ambiental, Ondas Radiofônicas,. Avoa Núcleo Artístico, Rapadura y los artistas Lilian Amaral, Ramon Parramon, Eduardo Verderame, André Douek, Hermes Renato Hildebrand, Wilson Rodrigues, Marco Biglia, Paula Zacaro, Marcia Bernardes y Victoria Contreras.
iD Bairro SP.02 es un proyecto de IDENSITAT impulsado de manera conjunta entre Ramon Parramon y Lilian Amaral.
PROGRAMA
OFICINA DE PROJETOS EM PROCESSO E INTERVENÇÕES URBANAS - mapear, explorar, visualizar e ativar
- 02/07 – das 10 às 18h - local OCOA / Território
- 03/07 – das 13 às 17h - local Praça Kantuta
- 09/07 – das 10 às 18h - local Parque da Luz
- 10/07 – das 13 às 17h - local Praça Kantuta
- 16/07 - das 10 às 18h - local Parque da Luz
- 23/07 - das 10 às 18h - local OCOA / Território
- 30/07 - das 15 às 18h - local OCOA
- iD Bairro SP#02 - OBSERVATÓRIO BOM RETIRO MOSTRA DE PROCESSOS / PUBLICAÇÃO
- 30/07 - das 15 às 18h - local OCOA
Núcleo Fórum Informal Multicultural
FÓRUM INFORMAL MULTICULTURAL - F.I.M.
Proposta de Encontros sobre direitos culturais. Objetiva instaurar um campo de debates intercultural e a criação de um OBSERVATÓRIO NO BOM RETIRO com participação da coletividade, de coletivos artísticos e instituições baseadas no território, visando ampliar a inserção cultural da comunidade e o diálogo interinstitucional local.
FÓRUM DE DIREITOS CULTURAIS - Victoria Contreras
Proposta de Encontro sobre direitos culturais com o objetivo de instaurar um campo de debates intercultural e a criação de um OBSERVATÓRIO NO BOM RETIRO.
APÓS O SINAL DEIXE SEU RECADO / ENCONTRO CÊNICO - Marcia Bernardes
Conferência teatral traduzida para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Dispara discussões sobre a cidade de São Paulo e seus usos. Ao final do encontro uma mensagem coletiva é enviada por email à instituição pública correspondente ao assunto levantado e discutido pelos presentes.
Mostra iD Bairro SP#02 Observatório Bom Retiro | Encontro de coletivos e instituições locais | processos | publicação
Núcleo Corporeidade e Percursos Urbanos
QUAL É O TAMANHO DO SEU MUNDO? - Avoa Núcleo Artístico
Dança coletiva: O projeto procura sensibilizar e mobilizar o Corpo no espaço público e ampliar o sentido do encontro de culturas considerando questões a respeito da imigração, memória, tradição e pluralidade cultural no Bom Retiro.
FIM DA LINHA - Coletivo Rapadura [Izabel Rainer e Juliana Gotilla]
Jogo como arte colaborativa: proporcionar uma experiência de troca e integração cultural lúdica entre os habitantes de diversas nacionalidades (Coreanos, Bolivianos e Judeus, entre outros) e usuários do bairro.
Núcleo Memória e Narrativas Audiovisuais
JORNADA AUDIOVISUAL CARTOGRAFIAS COLABORATIVAS / Bom Retiro - Hermes Renato Hildebrand, Lilian Amaral e André Douek
Workshop-intervenção para elaboração de Narrativas Audiovisuais Coletivas. Convida a população para registrar e criar suas Narrativas Audiovisuais em arquivos de imagens e sons e publicar sua memória nas redes sociais. Estas narrativas irão gerar mostras de fotografias, vídeos e micro-vídeos que serão projetadas em espaços públicos, configutando Cartografias Colaborativas do Bom Retiro..
PEDALADA CULTURAL - Wilson Rodrigues
Integra a JORNADA AUDIOVISUAL CARTOGRAFIAS COLABORATIVAS do Bom Retiro. Reúne esporte e cultura em uma mesma ação, de forma que percorrer o espaço urbano seja em si uma experiência estética e a fotografia, alem de registro, um documentário do local.
HISTÓRIAS VERDADEIRAS - Marco Biglia
O narrador “cria” e o ouvinte “ficciona”. Através de “histórias verdadeiras”, contadas por moradores do bairro e compartilhadas em diferentes dispositivos, o multiculturalismo se converte em potência num intercâmbio cultural.
VIDEOCARTAS - Eduardo Verderame
Estimular a narrativa afetiva e pessoal, documentada em video e possibilitar o envio deste material para parentes e amigos em lugares distantes.
ANTES/DEPOIS - Eduardo Verderame e Wilson Rodrigues
Projeto fotográfico. A partir de fotos históricas do bairro do Bom Retiro, identificar lugares, situações e pessoas / personagens. Refotografá-los buscando a similaridade com a fotografia original. As fotos devem ser mostradas lado a lado como nas propagandas de revistas ANTES/DEPOIS.
SUA BANDEIRA - Eduardo Verderame
Oficina de colagem / costura para confecção de bandeiras de diversas naturezas. Cada participante será estimulado a desenhar e executar sua própria bandeira, a qual poderá também ser confeccionada com refugos têxteis da região do Bom Retiro.
FRAGMENTOS URBANOS - UMA COSTURA CULTURAL - Coletivo Rapadura [Izabel Rainer e Juliana Gotilla]
Experiência de troca e integração cultural entre os habitantes de diversas nacionalidades (Coreanos, Bolivianos e Judeus, entre outros) e usuários do bairro do Bom Retiro por meio do feitio de uma “colcha/mapa” de fragmentos sentimentais.
Núcleo Dispositivo e Intervenção Urbana
CALDEIRÃO DO OSWALDÃO: mapeamento, articulação e intercâmbio multicultural no Bom Retiro EIA [Floriana Breyer, Van Jesus, Eduardo Verderame] e Ondas Radiofônicas [Marcelo Wasem]
Projeto/dispositivo interdisciplinar utilizado para investigar a diversidade multicultural no Bom Retiro e realizar um mapeamento da economia informal, dos pontos culturais, das diversidades musicais e culinárias através de um dispositivo interativo móvel.
BARRACA- Paula Zacaro
Oficina de construção coletiva de estruturas / redes feitas com resíduos têxteis descartados no Bom Retiro. Visa a participação da coletividade. Durante os finais de semana serão realizadas oficinas/encontros na Oficina Cultural Oswald de Andrade onde as “redes” serão “ produzidas e costuradas“. Neste período as redes serão colocadas em espaços públicos, abrigando outros projetos do iD Bairro, transformando-se em dispositivo da identidade visual para as ações de iD Bairro demarcando presença no território.